aWQ9R1RNLTVDRkpQQ0RKJmVudj0xJmF1dGg9dEROV0NuMm9PNTJab1RfMGZMTVJUZw==
Connect with us
Etapa 2: Copie e cole o código de anúncio AMP entre as tags "" das suas páginas. Insira este código no lugar em que você gostaria de exibir o anúncio. Faça isso em todas as páginas para cada bloco de anúncios.

Sem categoria

Julgamento da licitação do aeroporto Aluízio Alves acontece nesta quarta (18)

Published

on

O Tribunal de Contas da União (TCU) julga nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), o processo de relicitação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo na corte de Contas, deve apresentar parecer sobre a relicitação do terminal aéreo potiguar. Após isso, o plenário vai apreciar a abertura de um novo leilão. O aeroporto aguarda nova licitação desde março de 2020, quando a atual gestora, Inframérica, decidiu por devolver a concessão.

Após a análise do TCU, o processo será encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para aprovação e publicação do edital da relicitação, que estabelecerá a data do leilão. Somente após a conclusão dessas etapas será possível estabelecer a data da homologação do resultado do leilão.

Em dezembro, a ANAC contratou a auditoria PwC para validar o cálculo de indenização dos investimentos feitos no aeroporto pela atual concessionária, a Inframérica. Avaliação preliminar da agência reguladora, feita em setembro passado, estimou o valor indenizatório em R$ 549 milhões.

Em março de 2020, a Inframérica anunciou a devolução do aeroporto ao alegar prejuízos financeiros. Desde então, a ANAC deflagrou o processo que vai definir um novo concessionário ao terminal aéreo potiguar. Em setembro passado, a agência reguladora informou que a expectativa do Ministério da Infraestrutura é que o leilão ocorra até o fim deste ano. Após o leilão, a previsão de investimentos no aeroporto é na ordem de R$ 308,9 milhões.

O cálculo de indenização do concessionário levou em consideração a data base de 31 de dezembro de 2021. Com isso, a auditoria PwC vai validar o valor final, cujo parecer será apreciado pela ANAC juntamente com recurso apresentado pela concessionária.

Em 2022, segundo dados da Inframérica, o aeroporto já registrou a movimentação de 13.328 aeronaves — entre pousos e decolagens. Ao todo, o terminal recebeu 1,65 milhão de passageiros entre janeiro e setembro. Ao se comparar com 2021, com 1,248 milhão de pessoas, houve alta de 32% na movimentação de passageiros.

O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights