Uma mulher de 24 anos foi a um hospital para dar à luz e teve a mão e punho esquerdos amputados. A família conta que não sabe o que aconteceu e cobra uma resposta da unidade de saúde.
“Para mim, está sendo um recomeço. Porque eu estou me refazendo. Eu tive a minha mão por 24 anos. Fui apenas ganhar um bebê e voltar sem ela, para mim, foi um pouco estranho. Para qualquer pessoa”, contou a mulher, que não quis ter a identidade divulgada
A mulher estava com uma gestação de 39 semanas quando deu entrada no Hospital da Mulher Intermédica de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro do ano passado. O bebê nasceu no dia seguinte, de parto normal, pesando um pouco mais de 3 kg.
A paciente teve uma hemorragia depois do parto. Segundo os familiares da jovem, por causa da complicação, os médicos decidiram criar um acesso venoso na mão dela para introduzir a medicação. Mas, durante o procedimento, a jovem relata que começou a sentir muita dor e incômodo no membro.
Mão roxa e inchada
Logo depois, a mão foi ficando roxa e inchada. O quadro de saúde da jovem foi se agravando, e os médicos decidiram transferi-la para outro hospital da mesma rede, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
“A mão da minha filha estava ficando roxa e muito inchada. E aí perguntei o que iam fazer com aquilo. A única coisa que estavam fazendo é uma bolsa com gel, botava no micro-ondas, esquentava, e dava para ela. E a minha filha reclamando que estava queimando”, afirmou Kelly Cristina dos Santos, mãe da paciente.
Três dias após o nascimento da bebê, ela e os familiares receberam a notícia de que a mulher teria que amputar a mão.
“A porcentagem seria mínima dela sobreviver. Seria 95% de não ter a mão, deles terem que amputar. E de 5% de reverter o caso. Mas, infelizmente, esses 95% venceram”, disse a mãe da jovem.
Longe do bebê, a mulher passou 17 dias internada. Até hoje, a família busca uma resposta do hospital e tenta entender o que aconteceu.
“Até hoje, é um mistério. Ela entrou lá e saiu sem uma parte do corpo, sem a mão”, contou a mãe.
A paciente afirma que sofre com as consequências da amputação.
“Eu perdi a oportunidade de ver meu filho nos primeiros dias. De amamentar. Meu peito ficou produzindo leite por três dias, mas é como se eu tivesse tido um aborto”, disse a paciente.
A advogada que cuida do caso afirma que já entrou na Justiça contra a unidade de saúde.
“Isso foi uma sequência de erros que devem ser todos apurados, nas esferas: criminal, administrativo e cível.
Vamos pedir as reparações de que tem a responsabilidade civil: dano estético, dano moral e material. E vamos fazer um levantamento da parte da imprudência, negligência e imperícia, que é a parte criminal”, destacou a advogada Monalisa Gagno.
A paciente tenta se adaptar à nova realidade para cuidar dos três filhos.
“Não posso dar banho no meu neném. Não pude amamentar o meu neném. Tem certas coisas que eu não posso fazer com ele, que eu já tinha feito com os meus dois outros filhos”, disse a jovem.
O que diz o hospital
Por meio de nota, o Hospital da Mulher Intermédica de Jacarepaguá afirmou que se solidariza com a vítima e lamenta o ocorrido. A unidade afirmou ainda que vai apurar o caso e os procedimentos adotados durante o atendimento da jovem e disse estar à disposição para esclarecimentos.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 41ªDP (Tanque) como lesão corporal culposa, que está ouvindo testemunhas e que pediu os documentos médicos para ajudar nas investigações.
Com informações do G1


About Post Author
ALEXDEOlHONANOTCIA
More Stories
Polícia Militar registra dois homicídios em intervalo de 24 horas em Afonso Bezerra na região Central Potiguar.
Dois homicídios foram registrados pela Polícia Militar, na cidade de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte....
Imagens Fortes: Idosa ver ladrão entrando na sua casa e mata ele com tiro de arma caseira.
Um idosa tomou uma atitude corajosa e matou um ladrão que invadiu sua residência para roubar, na tarde de hoje,...
segundo as informações crime de homicídio na comunidade do maeiro município de Afonso Bezerra
segundo as informações colhida pelo nossa equipe e chegou dois homens numa moto executaram um homem a tiros com ele...
Menino bom! Idosa é assaltada por elemento armado com faca no centro de Caicó; PM o prendeu 6h depois
O nacional identificado como JOSÉ VÍCTOR DA COSTA NUNES, 19 anos, acabou com o dia de uma caicoense, que como...
Brasileira é presa na Indonésia com 5 kg de cocaína dentro da bagagem
Uma jovem brasileira de 19 anos foi presa, nesta sexta-feira (27/1), no Aeroporto Internacional de Bali, na Indonésia, com 3,9...
Sertaneja Luiza Martins e ex-BBB Marcela Mc Gowan falam sobre casamento: ‘Queremos festão’
Juntas desde 2020, a cantora Luiza Martins e a ex-BBB Marcela Mc Gowan estão prontas para subir ao altar. As...
Average Rating