Alta estação acende alerta para desabamento de falésias -
Conecte-se Conosco

IRenda Brasil

Alta estação acende alerta para desabamento de falésias

Avatar

Publicado

em

0 0
Read Time:3 Minute, 55 Second

Com cerca de 400 quilômetros de um litoral repleto de belas praias que contam com dunas, águas mornas e cristalinas, o período de alta estação no Rio Grande do Norte costuma ser movimentado por turistas e pelo público local. Apesar de todos os pontos positivos que incluem o aquecimento da economia e a alavancada do turismo potiguar, o risco do desabamento de falésias tem preocupado autoridades locais.

No último dia 29 de dezembro, partes da falésia da Praia de Cotovelo, localizada no município de Parnamirim, na Grande Natal, desabaram. As imagens do momento foram registradas por banhistas, mas, felizmente, não houve vítimas. O mesmo não aconteceu em 17 de novembro de 2020, quando uma falésia na Praia de Pipa, entre a Praia do Centro e a Baía dos Golfinhos, desabou e matou uma família formada por um casal e um bebê de 7 meses.

Uma pesquisa das Universidades Federais do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Norte (UFRN) alerta para o risco de deslizamentos em falésias do litoral potiguar. O relatório final do projeto detectou alterações como fraturas, voçorocas (erosão causada pela chuva), formação de reentrâncias, e cicatrizes de colapso de blocos, representando, assim, um grande risco tanto para pessoas ou veículos que transitem no topo quanto para banhistas que passeiam próximo à base das falésias analisadas.

Um dos pontos críticos foi encontrado em Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, onde um intenso processo de erosão causado pelas chuvas, com 15 ocorrências em menos de 100 m², ameaça a destruição de parte da RN-063, devido à proximidade da rodovia com a borda da escarpa. Segundo o coordenador do Projeto Falésias e professor do Departamento de Geografia da UFRN, Rodrigo de Freitas Amorim, além de Tabatinga, as áreas mais problemáticas são as falésias da Praia do Centro- Pipa (Tibau do Sul) e falésias na Baía dos Golfinhos (Baía Formosa). “Essas são as com maior complexidade em virtude da ocupação e erosão acelerada. Várias outras áreas de falésias apresentam problemas em função da erosão, mas em um grau de complexidade menor”, pontua.

Rodrigo Amorim explica que é necessário fazer, inicialmente, um monitoramento e uma estimativa da velocidade erosiva. “Precisamos saber em quanto tempo o recuo da falésia (erosão) vai atingir construções e infraestrutura que está próxima, como é o caso de Tabatinga que tem a RN-063 a sete metros da borda da falésia. Também foi indicado um conjunto de medidas, como obras de drenagem de vias. Hoje, a água da chuva escoa direto para as falésias em Pipa e Tabatinga, sinalização em alguns pontos, treinamento de pessoas que trabalham na área, elaboração de planos urbanísticos específicos em áreas ocupadas, dentre outras ações”, explica o coordenador do projeto, acrescentando que as ‘quedas de barreiras’ têm se tornado mais frequentes e com volumes maiores, pois algumas áreas que estavam estabilizadas passaram a ter uma erosão ativa.

A Defesa Civil do RN em parceria com a UFRN e a Secretaria Nacional de Defesa fizeram o levantamento das áreas de risco começando pelos municípios que têm fissuras em maior evidência, maior destaque e com maior fluxo de pessoas. Em cima disso, foram feitos estudos e escaneamento dessas falésias com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do RN, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da UFRN, e das prefeituras.

O estudo resultou em planos de ação para mitigar os riscos que há nesses locais, desde retificação de drenagem de vias, isolamento, interdição de estruturas, incluindo residências presentes nesses locais, ou seja, um processo que vai se desenrolar a longo prazo. Tudo isso acompanhado pelo Ministério Público Federal, uma vez que existem inquéritos instaurados em nível federal.

A elevação do nível do mar é um dos fatores para o que vem ocorrendo. “A falésia, que é uma estrutura viva, que interage com o meio ambiente e as pessoas, visto que as ações antrópicas são determinantes, especialmente quando falamos em “topo de falésias”, topo de tabuleiro, e as ações do mar incidem mais na base. Naturalmente, as defesas civis e a Universidade têm uma atenção muito grande às questões que envolvem as mudanças climáticas. Dentro do pacote das defesas climáticas há elevação do nível dos oceanos

Então, esse pode ser um fator a mais para acelerar o processo de queda de blocos, fraturamento dessas falésias, uma vez que em grande parte dessas estruturas, o mar bate em sua base. Em outras, não. A elevação do nível do mar é apenas um agente, ou mais uma variante, que contribui para a regressão dessas falésias. Cabe lembrar que, entre os fatores, temos: chuvas, vento, ações antrópicas, que são determinantes nesse processo”, explica o coordenador de Defesa Civil do Estado, Marcos Carvalho Fernandes.

Avatar

About Post Author

Redação

Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Continue Lendo
Clique Para Comentar

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IRenda Brasil

Nattan e Anitta protagonizam um love gostosinho com pedido inusitado do público “canta pelado?”

Avatar

Publicado

em

0 0
Read Time:2 Minute, 24 Second

Na noite do último sábado, 28, em Recife (PE), foi marcada por um encontro de gigantes repleto de sintonia! A artista pop Anitta recebeu em seu evento “Ensaios da Anitta”, a grande aposta do Forró e da música nacional, Nattan. Também conhecido como “Nattanzinho”, o cantor com mais de 7,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify ganhou o Brasil com o hit “Tem Cabaré essa noite”. Em Recife, Nattan e Anitta protagonizaram um “Love Gostosinho” na Arena de Pernambuco. O público foi ao delírio com a performance pra lá de quente, fazendo um pedido inusitado ao cantor “canta pelado?”.

Nas redes sociais, Nattan vem conquistando o público com o hit “Love Gostosinho”, feat Felipe Amorim, que já ultrapassa os 2.000.000 de reproduções no Spotify e é um sucesso dentre os apaixonados pelas coreografias do TikTok. A música é a primeira faixa do projeto audiovisual do Nathan, gravado em Fortaleza com público de mais de 300 mil pessoas. Lançada em dezembro de 2022, a canção está agitando o público brasileiro.

*Sobre Nattan*

Com apenas 24 anos, nascido em Sobral e criado em Tianguá, no interior do Ceará, Nattan ou “Nattanzinho” é a grande aposta do Forró e da música nacional. O jovem cantor já ultrapassa os +7,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e só no Instagram, conta com 4,9 milhões de seguidores e +1,5 milhões de inscritos no Youtube.

Suas principais faixas são “Tem Cabaré Essa Noite”, com +54 milhões de players no Spotify, “Comunicação Falhou”(feat. Mari Fernandez), com +115 milhões de players no Spotify, Morena, com + 61 milhões de players no Spotify, “Storiezin“, com +42 milhões de players no Spotify e “Diferente dos Diferentes”, com +31 milhões de players no Spotify.

Nas redes sociais, Nattan vem conquistando o público com o hit “Love Gostosinho”, feat Felipe Amorim, que já ultrapassa os 2.000.000 de reproduções no Spotify e é um sucesso dentre os apaixonados pelas coreografias do TikTok. A música foi lançada em dezembro de 2022 e está agitando o público brasileiro.

Em 2022, gravou o DVD “O Fantástico Mundo de Nattan”, reunindo mais de 300 mil pessoas. A gravação aconteceu no aterro da praia de Iracema, famosa praia de Fortaleza e certamente foi um momento marcante para o artista, que promete muitas novidades em 2023.

Em 2020, Nattan se destacou em participações para lá de especiais, como “Não te Quero”, ao lado do cantor Zé Vaqueiro, “Conduta”, com Mari Fernandez, a “Live de São João”, de Xand Avião e “Love Gostosinho”, com Felipe Amorim, além de lançamentos que vêm agitando todo o Brasil.

Dentre seus lançamentos, os hits “Comunicação Falhou” e “Tem Cabaré essa noite” emplacaram o top 10 do Spotify Brasil, na posição número 7 do disputado ranking. Como ele mesmo descreve, o artista é o “criador de um mundo fantástico” e você está convidado para conhecê-lo.

Avatar

About Post Author

Redação

Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Continue Lendo

IRenda Brasil

Imagens Fortes: Idosa ver ladrão entrando na sua casa e mata ele com tiro de arma caseira.

Avatar

Publicado

em

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

Um idosa tomou uma atitude corajosa e matou um ladrão que invadiu sua residência para roubar, na tarde de hoje, em uma Cidade no interior do Pará.

Segundo os relatos da idosa, ela estava no quarto lendo um livro quando de repente escutou um barulho de panela caindo no chão, ela logo se assustou e olhou na brecha da porta pra ver o que era. Quando ela se deparou com o bandido na sua cozinha.

A idosa então lembrou da arma que usava para caçar e pegou, a arma já estava municiada.

Ela como já tinha experiência de caça, não pensou duas vezes e defendeu sua casa.

A moradora então abriu a porta do quarto e apontou para o ladrão que virou olhando pra ela.

Ela disse que o bandido ainda tentou esboçar uma reação quando ela puxou o gatilho e acertou em cheio a cabeça do meliante. Ele já caiu praticamente morto no local.

Após o ato, ela correu e pediu ajuda de um vizinho, que logo ligou para a polícia.

Os policiais chegaram no local e logo reconheceram o bandido, ele já era bastante conhecido da corporação pois já tinha mais de 20 passagens por roubo e furto. Neeon

 

Avatar

About Post Author

Redação

Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Continue Lendo

IRenda Brasil

Menino bom! Idosa é assaltada por elemento armado com faca no centro de Caicó; PM o prendeu 6h depois

Avatar

Publicado

em

0 0
Read Time:31 Second

O nacional identificado como JOSÉ VÍCTOR DA COSTA NUNES, 19 anos, acabou com o dia de uma caicoense, que como ele, devia ter os mesmo direitos: sem trabalhar poder “tomar uma cervejinha”.

O criminoso (ainda considerado suspeito para a justiça) abordou a vítima na rua Felipe Guerra, centro de Caicó, por volta das 10h do dia, e por volta das 16h foi localizado, abordado e preso pela RP/6ºBPM.

Segundo Maurício do CRN, o indivíduo teria utilizado de muita violência para subtrair o valor em dinheiro que a senhora carregava para pagar suas contas de água e luz. Quantia estava na capinha do celular.

Avatar

About Post Author

Redação

Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Continue Lendo

Ultimas

Fale com a gente pod
Olá estamos online Fale Conosco
👋
Olá meus seguidores podemos ajudar obrigado