IRenda Brasil
Alta estação acende alerta para desabamento de falésias





Publicado
2 semanas atrásem
Por
Redação

Com cerca de 400 quilômetros de um litoral repleto de belas praias que contam com dunas, águas mornas e cristalinas, o período de alta estação no Rio Grande do Norte costuma ser movimentado por turistas e pelo público local. Apesar de todos os pontos positivos que incluem o aquecimento da economia e a alavancada do turismo potiguar, o risco do desabamento de falésias tem preocupado autoridades locais.
No último dia 29 de dezembro, partes da falésia da Praia de Cotovelo, localizada no município de Parnamirim, na Grande Natal, desabaram. As imagens do momento foram registradas por banhistas, mas, felizmente, não houve vítimas. O mesmo não aconteceu em 17 de novembro de 2020, quando uma falésia na Praia de Pipa, entre a Praia do Centro e a Baía dos Golfinhos, desabou e matou uma família formada por um casal e um bebê de 7 meses.
Uma pesquisa das Universidades Federais do Ceará (UFC) e do Rio Grande do Norte (UFRN) alerta para o risco de deslizamentos em falésias do litoral potiguar. O relatório final do projeto detectou alterações como fraturas, voçorocas (erosão causada pela chuva), formação de reentrâncias, e cicatrizes de colapso de blocos, representando, assim, um grande risco tanto para pessoas ou veículos que transitem no topo quanto para banhistas que passeiam próximo à base das falésias analisadas.
Um dos pontos críticos foi encontrado em Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, onde um intenso processo de erosão causado pelas chuvas, com 15 ocorrências em menos de 100 m², ameaça a destruição de parte da RN-063, devido à proximidade da rodovia com a borda da escarpa. Segundo o coordenador do Projeto Falésias e professor do Departamento de Geografia da UFRN, Rodrigo de Freitas Amorim, além de Tabatinga, as áreas mais problemáticas são as falésias da Praia do Centro- Pipa (Tibau do Sul) e falésias na Baía dos Golfinhos (Baía Formosa). “Essas são as com maior complexidade em virtude da ocupação e erosão acelerada. Várias outras áreas de falésias apresentam problemas em função da erosão, mas em um grau de complexidade menor”, pontua.
Rodrigo Amorim explica que é necessário fazer, inicialmente, um monitoramento e uma estimativa da velocidade erosiva. “Precisamos saber em quanto tempo o recuo da falésia (erosão) vai atingir construções e infraestrutura que está próxima, como é o caso de Tabatinga que tem a RN-063 a sete metros da borda da falésia. Também foi indicado um conjunto de medidas, como obras de drenagem de vias. Hoje, a água da chuva escoa direto para as falésias em Pipa e Tabatinga, sinalização em alguns pontos, treinamento de pessoas que trabalham na área, elaboração de planos urbanísticos específicos em áreas ocupadas, dentre outras ações”, explica o coordenador do projeto, acrescentando que as ‘quedas de barreiras’ têm se tornado mais frequentes e com volumes maiores, pois algumas áreas que estavam estabilizadas passaram a ter uma erosão ativa.
A Defesa Civil do RN em parceria com a UFRN e a Secretaria Nacional de Defesa fizeram o levantamento das áreas de risco começando pelos municípios que têm fissuras em maior evidência, maior destaque e com maior fluxo de pessoas. Em cima disso, foram feitos estudos e escaneamento dessas falésias com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do RN, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da UFRN, e das prefeituras.
O estudo resultou em planos de ação para mitigar os riscos que há nesses locais, desde retificação de drenagem de vias, isolamento, interdição de estruturas, incluindo residências presentes nesses locais, ou seja, um processo que vai se desenrolar a longo prazo. Tudo isso acompanhado pelo Ministério Público Federal, uma vez que existem inquéritos instaurados em nível federal.
A elevação do nível do mar é um dos fatores para o que vem ocorrendo. “A falésia, que é uma estrutura viva, que interage com o meio ambiente e as pessoas, visto que as ações antrópicas são determinantes, especialmente quando falamos em “topo de falésias”, topo de tabuleiro, e as ações do mar incidem mais na base. Naturalmente, as defesas civis e a Universidade têm uma atenção muito grande às questões que envolvem as mudanças climáticas. Dentro do pacote das defesas climáticas há elevação do nível dos oceanos
Então, esse pode ser um fator a mais para acelerar o processo de queda de blocos, fraturamento dessas falésias, uma vez que em grande parte dessas estruturas, o mar bate em sua base. Em outras, não. A elevação do nível do mar é apenas um agente, ou mais uma variante, que contribui para a regressão dessas falésias. Cabe lembrar que, entre os fatores, temos: chuvas, vento, ações antrópicas, que são determinantes nesse processo”, explica o coordenador de Defesa Civil do Estado, Marcos Carvalho Fernandes.





About Post Author
Redação
Leia Também
Average Rating
IRenda Brasil
Nattan e Anitta protagonizam um love gostosinho com pedido inusitado do público “canta pelado?”





Publicado
6 dias atrásem
30 de janeiro de 2023Por
Redação

Na noite do último sábado, 28, em Recife (PE), foi marcada por um encontro de gigantes repleto de sintonia! A artista pop Anitta recebeu em seu evento “Ensaios da Anitta”, a grande aposta do Forró e da música nacional, Nattan. Também conhecido como “Nattanzinho”, o cantor com mais de 7,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify ganhou o Brasil com o hit “Tem Cabaré essa noite”. Em Recife, Nattan e Anitta protagonizaram um “Love Gostosinho” na Arena de Pernambuco. O público foi ao delírio com a performance pra lá de quente, fazendo um pedido inusitado ao cantor “canta pelado?”.
Nas redes sociais, Nattan vem conquistando o público com o hit “Love Gostosinho”, feat Felipe Amorim, que já ultrapassa os 2.000.000 de reproduções no Spotify e é um sucesso dentre os apaixonados pelas coreografias do TikTok. A música é a primeira faixa do projeto audiovisual do Nathan, gravado em Fortaleza com público de mais de 300 mil pessoas. Lançada em dezembro de 2022, a canção está agitando o público brasileiro.
*Sobre Nattan*
Com apenas 24 anos, nascido em Sobral e criado em Tianguá, no interior do Ceará, Nattan ou “Nattanzinho” é a grande aposta do Forró e da música nacional. O jovem cantor já ultrapassa os +7,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e só no Instagram, conta com 4,9 milhões de seguidores e +1,5 milhões de inscritos no Youtube.
Suas principais faixas são “Tem Cabaré Essa Noite”, com +54 milhões de players no Spotify, “Comunicação Falhou”(feat. Mari Fernandez), com +115 milhões de players no Spotify, Morena, com + 61 milhões de players no Spotify, “Storiezin“, com +42 milhões de players no Spotify e “Diferente dos Diferentes”, com +31 milhões de players no Spotify.
Nas redes sociais, Nattan vem conquistando o público com o hit “Love Gostosinho”, feat Felipe Amorim, que já ultrapassa os 2.000.000 de reproduções no Spotify e é um sucesso dentre os apaixonados pelas coreografias do TikTok. A música foi lançada em dezembro de 2022 e está agitando o público brasileiro.
Em 2022, gravou o DVD “O Fantástico Mundo de Nattan”, reunindo mais de 300 mil pessoas. A gravação aconteceu no aterro da praia de Iracema, famosa praia de Fortaleza e certamente foi um momento marcante para o artista, que promete muitas novidades em 2023.
Em 2020, Nattan se destacou em participações para lá de especiais, como “Não te Quero”, ao lado do cantor Zé Vaqueiro, “Conduta”, com Mari Fernandez, a “Live de São João”, de Xand Avião e “Love Gostosinho”, com Felipe Amorim, além de lançamentos que vêm agitando todo o Brasil.
Dentre seus lançamentos, os hits “Comunicação Falhou” e “Tem Cabaré essa noite” emplacaram o top 10 do Spotify Brasil, na posição número 7 do disputado ranking. Como ele mesmo descreve, o artista é o “criador de um mundo fantástico” e você está convidado para conhecê-lo.





About Post Author
Redação
IRenda Brasil
Imagens Fortes: Idosa ver ladrão entrando na sua casa e mata ele com tiro de arma caseira.





Publicado
7 dias atrásem
29 de janeiro de 2023Por
Redação

Um idosa tomou uma atitude corajosa e matou um ladrão que invadiu sua residência para roubar, na tarde de hoje, em uma Cidade no interior do Pará.
Segundo os relatos da idosa, ela estava no quarto lendo um livro quando de repente escutou um barulho de panela caindo no chão, ela logo se assustou e olhou na brecha da porta pra ver o que era. Quando ela se deparou com o bandido na sua cozinha.
A idosa então lembrou da arma que usava para caçar e pegou, a arma já estava municiada.
Ela como já tinha experiência de caça, não pensou duas vezes e defendeu sua casa.
A moradora então abriu a porta do quarto e apontou para o ladrão que virou olhando pra ela.
Ela disse que o bandido ainda tentou esboçar uma reação quando ela puxou o gatilho e acertou em cheio a cabeça do meliante. Ele já caiu praticamente morto no local.
Após o ato, ela correu e pediu ajuda de um vizinho, que logo ligou para a polícia.
Os policiais chegaram no local e logo reconheceram o bandido, ele já era bastante conhecido da corporação pois já tinha mais de 20 passagens por roubo e furto. Neeon





About Post Author
Redação
IRenda Brasil
Menino bom! Idosa é assaltada por elemento armado com faca no centro de Caicó; PM o prendeu 6h depois





Publicado
1 semana atrásem
28 de janeiro de 2023Por
Redação

O nacional identificado como JOSÉ VÍCTOR DA COSTA NUNES, 19 anos, acabou com o dia de uma caicoense, que como ele, devia ter os mesmo direitos: sem trabalhar poder “tomar uma cervejinha”.
O criminoso (ainda considerado suspeito para a justiça) abordou a vítima na rua Felipe Guerra, centro de Caicó, por volta das 10h do dia, e por volta das 16h foi localizado, abordado e preso pela RP/6ºBPM.
Segundo Maurício do CRN, o indivíduo teria utilizado de muita violência para subtrair o valor em dinheiro que a senhora carregava para pagar suas contas de água e luz. Quantia estava na capinha do celular.





About Post Author
Redação










blog Alex de olho na notícia veja aqui os amigos se divertindo e cuidando um do outro esse são amigo esse brinca de verdade sabe brincar aqui com os amigos de verdade veja o vídeo na hora que os amigos vai dar banho no outro amigo


Jornalista da Globo se envolve em acidente de trânsito no Rio


Crise de esperma


Cantora de funk conta que bateu com microfone em fã que tentou tirar sua calcinha: ‘Roupa não justifica assédio’


segundo as informações crime de homicídio na comunidade do maeiro município de Afonso Bezerra


Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
Ultimas
- HOME3 dias atrás
Cantora de funk conta que bateu com microfone em fã que tentou tirar sua calcinha: ‘Roupa não justifica assédio’
- Policial1 semana atrás
segundo as informações crime de homicídio na comunidade do maeiro município de Afonso Bezerra
- Mossoro4 dias atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
- Mossoro1 semana atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
- Destaques4 dias atrás
Elementos atiram em “Ribico” na Bernardo Vieira em Assú
- Carnaubais2 horas atrás
blog Alex de olho na notícia veja aqui os amigos se divertindo e cuidando um do outro esse são amigo esse brinca de verdade sabe brincar aqui com os amigos de verdade veja o vídeo na hora que os amigos vai dar banho no outro amigo
- Policial4 dias atrás
Ação conjunta das policias civil e militar captura assaltantes e apreende armas; Suspeitos são de Caicó e Jardim de Piranhas
- Carnaubais6 dias atrás
Procura-se carro com placa de Carnaubais roubado em Alto do Rodrigues