Noticias
Confronto entre garimpeiros e Polícia Federal termina com cinco mortos

Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, que começou na madrugada deste sábado (28), terminou com cinco mortos.
Durante uma fiscalização na área tomada pelo garimpo ilegal, seguranças dos garimpeiros trocaram tiros com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acompanhavam os agentes do Ibama. No local foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, mais carregadores e munição.
As cinco vítimas eram ligadas aos garimpeiros. Nenhum policial ou fiscal ficou ferido. Além dos armamentos apreendidos pela PRF, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, cerca de cinco mil litros de combustíveis, motores e equipamentos para 25 acampamentos.
Há cinco dias, uma chacina resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena de Sararé, também em área ocupada pelo garimpo clandestino. Entre as vítimas, um homem de 33 anos e a esposa, de 20.
Uma das regiões mais atingidas pelo garimpo ilegal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habitada por vários grupos Nambiquaras.
Agência Brasil
Noticias
Mulher é encontrada morta na comunidade de Santa Clara em Assu


Na noite de sexta-feira, 14 de março de 2025, a polícia militar foi acionada na comunidade de Santa Clara, zona rural de Assú, com a informação de que uma mulher teria sido encontrada morta dentro de sua residência.
Segundo informações, a mulher foi identificada, trata-se de, Maria da Conceição, ela morava sozinha e cuidava de mais 40 cachorros em sua casa.
Vizinho relataram que após notarem sua ausência, decidiram ir até a residência e ao chegar no local, encontraram já em avançado estado de decomposição. Já no corpo não foram encontrados sinais de violência, suspeita que tenha sido morte por causas naturais.
A Polícia Militar foi acionada, que acionou o ITEP para os procedimentos de praxe.
Noticias
MPF investiga falta de prestação de contas de emendas PIX em dois municípios do RN


O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para verificar se as prefeituras de Macau e Serrinha dos Pintos, no Rio Grande do Norte, prestaram corretamente contas dos recursos recebidos por meio das chamadas Emendas PIX. Essas verbas, enviadas por deputados ou senadores diretamente aos municípios, são impositivas — ou seja, o governo federal não pode bloquear o repasse — e não exigem um destino específico no momento da transferência.
Como são enviadas mesmo sem haver um projeto ou convênio prévio, a Justiça determinou, como forma de impedir irregularidades, que os municípios sejam obrigados a cadastrar os planos de trabalho, prevendo como os recursos serão gastos, no painel Transferegov.
Apesar de o próprio MPF ter alertado da necessidade desses planos de trabalho serem cadastrados no Transferegov até 31 de dezembro do ano passado, Macau e Serrinha dos Pintos ainda não haviam cumprido a recomendação até o início deste ano.
Um relatório do MPF apontou que os gastos efetuados por Emendas PIX destinadas a Macau (no valor de R$ 35 mil, de autoria do deputado General Girão) e a Serrinha dos Pintos (R$ 250 mil, de autoria do deputado Benes Leocádio) ainda não foram comprovados.
Desvios
O procurador da República Fernando Rocha, coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF no estado, ressalta que é fundamental garantir a “correta aplicação desses recursos e verificar a regularidade da execução dos planos de ação”, para evitar possíveis desvios de verbas públicas.
Ele alerta ainda que, caso se confirmem irregularidades, ou haja inconsistência nos gastos, os dois municípios poderão perder o direito a receber novas transferências de recursos federais.
Para acompanhar Emenda PIX no seu município
As Emendas PIX são uma modalidade de emenda parlamentar individual cujos recursos são destinados pelos parlamentares diretamente aos municípios. O diferencial é que elas são liberadas de forma rápida, sem precisar estar vinculadas a projetos ou convênios específicos. Isso torna ainda mais importante o acompanhamento e controle social sobre o uso desses recursos.
Você pode acompanhar como as Emendas Pix estão sendo aplicadas em sua cidade e garantir maior transparência na gestão pública por meio deste link.
Noticias
Governadora Fátima Bezerra vai entregar a 11ª DRP em Currais Novos no dia 18 de março


Na próxima terça-feira (18), Currais Novos será palco de um importante avanço na segurança pública com a inauguração da 11ª Delegacia Regional de Plantão (DRP). O anúncio oficial será feito pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, em solenidade marcada para as 14h30, com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais. Outra notícia importante será a implantação de um núcleo de atendimento as mulheres na delegacia.
A criação da delegacia de plantão é uma demanda antiga da população e representa um reforço significativo no combate à criminalidade na região do Seridó. Com funcionamento em regime de plantão, a unidade permitirá o atendimento de ocorrências em tempo integral, ampliando a capacidade de investigação e agilizando os procedimentos policiais.
Entre as autoridades confirmadas para o evento estão o prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, e a vice-prefeita Milena Galvão, além do secretário de Segurança Pública, coronel Araújo, a delegada geral de Polícia Civil, Dra. Ana Claudia e do comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, coronel Moacir. Delegados da Polícia Civil da região Seridó, vereadores, secretários municipais e outros representantes do poder público também devem comparecer.
A 11ª DRP vai atender não só Currais Novos, mas também os municípios vizinhos, garantindo maior eficácia na prestação de serviços à população. A inauguração faz parte de um conjunto de ações do governo estadual para fortalecer a segurança no interior do estado e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da área.
A população aguarda com expectativa a entrega da delegacia regional, que promete ampliar o acesso à justiça e proporcionar mais rapidez na elucidação de crimes, garantindo mais segurança e tranquilidade para a região do Seridó.
Antes da entrega da delegacia a governadora será entrevistada ao vivo ao meio dia no programa TV Cidade da Sidy’s TV.
-
Sem categoria1 ano Atrás
blog alex de olho na notícia
-
famosos1 ano Atrás
Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira (24)
-
HOME2 anos Atrás
Caiu na NET: Pense numa complicação seu moço.
-
Mossoro2 anos Atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
-
Mossoro2 anos Atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
-
Noticias2 anos Atrás
Polícia Civil prende suspeito por descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, ameaça e vias de fato em Macau