Eleições 2024
Duas semanas depois, Venezuela ainda não apresentou atas da eleição, e Lula pode falar com Maduro nos próximos dias
Foto: AP Photo/Fernando Vergara
Neste domingo (11), a eleição presidencial na Venezuela completa exatamente duas semanas.
Até agora, não foi apresentada pelas autoridades a totalidade das atas de votação — espécie de boletim das urnas.
Com isso, o resultado segue sob desconfiança da comunidade internacional e acusações de fraude por parte da oposição e de alguns países.
O resultado oficial foi que de o atual presidente, Nicolás Maduro (no poder desde 2013), venceu com 52% dos votos. Mas a oposição alega que o vencedor, na verdade, foi o candidato oposicionista Edmundo González.
A postura do Brasil, nestes 15 dias, vem sendo a mesma: concentrar esforços diplomáticos para insistir que a Venezuela apresente as atas. Só então, a depender do que as atas mostrarem, o país reconheceria ou não a reeleição de Maduro.
Para estes próximos dias, é esperada uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Maduro.
Mas Lula avisou ministros de sua equipe, em uma reunião na quinta-feira (8), que só vai falar com o presidente venezuelano se os presidentes Lopes Obrador, do México, e Gustavo Petro, da Colômbia, também participarem da ligação.
Brasil, México e Colômbia têm discutido entre si maneiras de a Venezuela apresentar as atas e garantir a ordem democrática no país vizinho.
A situação de Lula nesse caso é delicada. Ele é um aliado histórico de Maduro. Mas vem sendo cobrado, dentro e fora do país, a não aceitar fraude na eleição venezuelana, em nome da democracia.
Quanto mais passa o tempo e as atas eleitorais não aparecem, mais o presidente e o governo brasileiro perdem o argumento de que só vão se posicionar após os documentos serem apresentados.
Além disso, Lula perde em popularidade quando sua imagem é associada a Maduro e, consequentemente, ao impasse eleitoral na Venezuela.
g1
Eleições 2024
Governo do RN forma 1.079 novos soldados da PM
Na tarde desta quarta-feira (11), a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) realizou no Centro de Convenções de Natal, a solenidade de formatura de 1.079 novos soldados da PMRN, fruto do Curso de Formação de Praças (CFP) 2023 com a presença da governadora Fátima Bezerra.
O curso, que teve início no dia 1º de novembro de 2023 no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), em Natal, foi comandado pela Tenente-Coronel Joseneide Xavier de Paiva. Durante os 10 meses de formação, os alunos soldados foram submetidos a uma intensa grade curricular que totalizou 1.480 horas/aula, distribuídas em 44 disciplinas essenciais à atuação policial.
INVESTIMENTOS
A governadora Fátima Bezerra ressaltou os investimentos em segurança, os desafios e destacou os números de 839 homens e 240 mulheres. “Esse número de mulheres crescendo cada vez mais no efetivo. É um marco de uma batalha diária, que lugar de mulher é onde ela quiser, que se mulher tem convocação, para trabalhar com segurança pública, porque não, não dar o mesmo direito, e isso é feito da nossa gestão que alteramos a lei para crescimento e ingresso de mais mulheres nas fileiras da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Nós nunca medimos esforços para segurança pública, já são mais de 2.600 novos soldados e mais de 15 mil promoções na Polícia Militar, é uma felicidade sem tamanho”, ressaltou a governadora.
Além de formarem parte dos quadros de Praças Policiais Militares, um grupo integra o corpo de Praças Músicos, que, além de suas atribuições na segurança pública, também são responsáveis por preservar a tradição musical da corporação, participando de eventos oficiais e solenidades.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico, destacou durante a cerimônia, a importância da formação contínua e do comprometimento dos novos soldados com a missão de servir e proteger.
COMPROMISSO COM A SOCIEDADE
“Estamos reforçando as fileiras da nossa corporação com profissionais preparados para enfrentar os desafios da segurança pública no estado. O investimento na formação de qualidade, aliado ao compromisso com a sociedade, é o que nos move”, declarou o Comandante-Geral da PMRN.
Os novos soldados se somarão às diversas unidades operacionais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, ampliando a atuação no policiamento ostensivo e comunitário, garantindo uma presença ainda mais efetiva em todas as regiões do estado.
Estiveram presentes na cerimônia: o secretário de Segurança do Estado, Francisco Araujo; o secretário-adjunto Osmir Monte; o desembargador Saraiva Sobrinho; o diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro Júnior, o comandante do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Reis leite, o coronel Leland Assis – Força Aérea Brasileira; a delegada – geral da Policia Civil, Ana Cláudia Saraiva, o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Cabral; o promotor do Procuradoria-Geral de Justiça, Vinícius Leão Lins; o subcomandante-geral da PM, coronel Mendonça; a secretária-adjunta da SEAP, Armeli Brennand; o representante da Superintendência Regional da Policia Federal e o representante do Detran, Rodrigo Fernandes.
Eleições 2024
Alto do Rodrigues: Tudo pelo poder, nada para o povo
A decisão do atual gestor de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, de apoiar o filho de seu antigo rival Abelardo Neto gerou perplexidade na população local. Esse movimento político, aparentemente motivado por interesses pessoais e temores de represálias do ex gestor, reflete a realidade cruel enfrentada pelo povo de Alto do Rodrigues, que se veem abandonados em meio a briga de poder.
Recentemente, a administração de Nixon Baracho trouxe à tona um processo movido contra o ex-prefeito Abelardo Rodrigues, cobrando uma dívida milionária relacionada à construção de uma creche. Contudo, o processo foi inexplicavelmente arquivado por falta de “provas básicas” que deveriam ter sido apresentadas pela gestão atual.
O que se observa é um cenário onde o dinheiro destinado à construção da creche foi desembolsado, mas a obra nunca foi concluída. Enquanto isso, a administração atual se desvia das responsabilidades, demonstrando um claro descompasso entre as promessas e a realidade enfrentada pela população. O abandono das questões públicas em favor de interesses pessoais evidencia um jogo de poder que sacrifica o bem-estar dos cidadãos, deixando-os à mercê de administrações descomprometidas.
Eleições 2024
Prefeita de Tibau lidera disputa com 62,8%
A Pesquisa TCM/TS2 apresentou nesta sexta-feira (6) o quadro de intenção de votos estimulados e rejeição para Prefeitura de Tibau.
Na estimulada, a candidata à reeleição Lidiane Marques (União Brasil) aparece com 62,8% da preferência do eleitorado. Nazareno Lu (PL) pontua 27,3%. Não sabem ou não responderam são 6,3%. Branco/Nulo são 3,5%.
Rejeição
Nazareno: 46,2%;
Votaria em qualquer um 20,5%;
Lidiane Marques: 19,9%;
Não sabem ou não responderam: 10,2%.
Não votaria em nenhum são 3,2%.
Dados
A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 567 eleitores de Tibau entre os dias 3 a 5 de setembro de 2024.
O nível de confiança utilizado é de 95% e margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número
-
Sem categoria12 meses Atrás
blog alex de olho na notícia
-
famosos11 meses Atrás
Cartão de confirmação do Enem será disponibilizado terça-feira (24)
-
HOME2 anos Atrás
Caiu na NET: Pense numa complicação seu moço.
-
Mossoro2 anos Atrás
Funcionário esquece ‘maranhão’ dentro de banheiro de empresa em Mossoró
-
Mossoro2 anos Atrás
Jovem é morto a tiros dentro de carro no Santo Antônio em Mossoró
-
Noticias2 anos Atrás
Polícia prende em Serra do Mel elemento por força de mandado de prisão