conecte-se conosco

Esporte

Erik Cardoso é primeiro brasileiro a correr os 100m abaixo de 10 segundos

Published

on

Erik Cardoso derrubou um tabu histórico para o atletismo brasileiro nesta sexta-feira (28), no Centro Olímpico, em São Paulo. Ele se tornou o primeiro atleta do país a correr os 100m abaixo de 10 segundos ao completar a final do Campeonato Sul-Americano em 9s97.

A prova, porém, acabou por tirar do Brasil o recorde sul-americano. Como o Olhar Olímpico havia antecipado, Issam Asinga veio a São Paulo para dar show. Melhor corredor colegial da história dos Estados Unidos, ele escolheu defender o Suriname, estreou no Sul-Americano, e bateu o recorde com incríveis 9s89. A marca é novo recorde mundial sub-20.

Se até então o recorde sul-americano era de Robson Caetano (10s00), desde 1988, agora é de um adolescente de 18 anos que é filho de um antigo rival de Zequinha Barbosa nos 800m e de uma velocista da Zâmbia. Mesmo tendo residência na África, achou que na América do Sul poderia ter mais sucesso.

E teve. A arqubancada do Centro Olímpico foi à loucura com o desempenho de Assinga, que terminou a prova apontando o relógio, consciente do que havia feito, e com o anúncio de que Erik havia corrido a prova em 9s97.

Como Paulo André Camilo liderou boa parte da prova e um fã-clube estava presente para apoiá-lo, também houve muita festa para o ex-BBB, que terminou em quarto, com 10s03, fora do pódio porque o colombiano Ronal Mosquera fez 9s99 e terminou em terceiro, naturalmente também com recorde colombiano.

A prova, fortíssima, ainda teve Alonso Edward, do Panamá, até então terceiro do ranking sul-americano, em quinto lugar, com 10s14.

Com o resultado, Erik Cardoso se classificou para o Mundial de Atletismo e para os Jogos Olímpicos de Paris nos 100m. No salto triplo, Almir Jr venceu com 17,24m e também atingiu o índice para as duas competições.

A notícia triste é que Lorraine Oliveira, classificada nos 200m, se machucou na final dos 100m, vencida por Vitória Rosa. Ela vai ao Mundial pelo ranking.

UOL

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

12 atletas do RN são convocados para as Paralimpíadas de Paris

Published

on

Doze atletas do Rio Grande do Norte vão representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris neste ano. A convocação da lista final foi anunciada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na tarde desta quinta-feira (11). As Paralimpíadas serão disputadas de 28 de agosto a 8 de setembro.

Os atletas convocados foram Clara Daniele Barros da Silva (Adevirn), Jardenia Felix Barbosa da Silva (Instituto Athlon), Maria Clara Augusto da Silva (Aparn) e Thalita Vitória Simplício da Silva (Adevirn). Todos são do atletismo. O destaque vai para Thalita Simplício, tricampeã mundial nos 400m T11.

No judô foram chamados: Arthur Cavalcante da Silva (Icemat) e Rosicleide Silva de Andrade (Adevirn). Já no goalball: Geovana Clara Costa de Moura (Adevirn) e Romário Diego Marques (Instituto Athlon). No halterofilismo, apenas Maria Rizonaide da Silva (Sadef) foi chamada. Na bocha, Iuri Tauan Saraiva da Silva (Aparn) vai representar o RN.

Na canoagem, Adriana Gomes de Azevedo (C. R. Curitiba) foi lembrada. Já na natação, a única representante potiguar é Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo (A.AF. Botucatu).

Vale lembrar que a CPB anunciou uma primeira lista no dia 25 de junho, onde quatro potiguares foram convocados: Geovana Clara Costa de Moura (Adevirn), Romário Diego Marques (Instituto Athlon), Adriana Gomes de Azevedo (C. R. Curitiba) e Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo (A.AF. Botucatu).

Além dos atletas, outros potiguares vão fazer parte da comissão olimpíca. É o caso de Roberto Vital, que vai ser o Chefe Médico da equipe. Além dele, Efraim Elias de Andrade, atleta-guia, vai participar de Paralimpíada de 2024. Junto com o massoterapeuta Wellington José da Cruz.

Os treinadores Luiz Carlos Araújo, da bocha, e Carlos Williams Rodrigues da Silva, do Halterofilismo, também vão para Paris.

Tribuna do Norte

Continue lendo

Esporte

Real Madrid anuncia contratação da potiguar Antônia Silva

Published

on

Foto: Divulgação / Real Madrid

A defensora potiguar Antônia Silva é a mais nova jogadora do Real Madrid, da Espanha. Nesta segunda-feira (8), o clube espanhol fez o anúncio oficial da contratação da atleta, que será uma das representantes da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.

Natural de Riacho de Santana, na região Oeste Potiguar, Antônia Silva tem 30 anos e chega ao Real Madrid após duas temporadas no Levante, também da Espanha. Ela está entre as 18 atletas convocadas pelo técnico Arthur Elias para a disputa das Olimpíadas de Paris.

“Antes de chegar à liga espanhola com o Madrid CFF, sua carreira começou no Brasil. Ela jogou por vários times em seu país natal, vencendo a Copa Libertadores em 2017. No mesmo ano, ela se tornou uma atleta da seleção principal do Brasil”, diz o texto de anúncio do Real Madrid.

Tribuna do Norte

Continue lendo

Esporte

Ministério das Comunicações entrega hoje chips do Internet Brasil para alunos de escolas públicas do RN.

Published

on

Nesta segunda-feira (8), o Ministério das Comunicações entrega, às 14h30, 7,1 mil chips de celular com pacote de dados do programa Internet Brasil para alunos de escolas públicas de Natal e região metropolitana, que fazem parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Participam da solenidade o secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tecius, a governadora Fátima Bezerra e a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista.

Os chips, entregues para as secretarias de educação, têm pacote de internet móvel de 20 Gb e são recarregados mensalmente para acesso à internet.

O Internet Brasil é uma das iniciativas do Ministério das Comunicações para levar conexão à internet e inclusão digital para famílias de baixa renda. O acesso à internet é através da disponibilização de chip e pacote de dados. A ideia é permitir que alunos acessem os recursos educacionais digitais em suas casas.

O estado do Rio Grande do Norte foi inserido no Programa em março de 2024, ao mesmo tempo em que Amapá, Bahia, Pará e Maranhão.

Fonte: Portal 98Fm

Continue lendo

home