Connect with us
https://www.al.rn.leg.br/

Noticias

Governo do RN certifica 135 mulheres em cursos do Programa Mulheres Mil

Published

on


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), realizou nesta quarta-feira (16) a cerimônia de certificação de 135 mulheres que concluíram cursos de qualificação profissional pelo Programa Pronatec Mulheres Mil. A solenidade aconteceu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN (IERN Natal), no bairro Bom Pastor, em Natal.

Idealizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), com apoio da SEEC e voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece formações gratuitas nas áreas de Maquiagem, Costura, Cuidados com Idosos e Crianças e Instalações Elétricas. Foram certificadas 25 maquiadoras, 30 assistentes de costura, 30 cuidadoras infantis, 27 cuidadoras de idosos e 23 eletricistas prediais — um marco que reafirma o papel da educação profissional na inclusão social e econômica.

A secretária-adjunta de Estado da Educação, Cleonice Kozerski, parabenizou as formandas do Mulheres Mil pela persistência e superação dos desafios, destacando a importância da rede de apoio entre as mulheres. Reforçou o compromisso da Secretaria em ampliar as oportunidades de qualificação e incentivou as participantes a ocuparem todos os espaços, inclusive os tradicionalmente masculinos. Agradeceu a parceria com o MEC e celebrou as conquistas como símbolo de avanço que não admite retrocesso”, afirmou.

Durante o evento, foi lançada a primeira edição da Revista Mulheres Mil, uma publicação que reúne depoimentos emocionantes e histórias de superação das participantes das primeiras turmas. “Mais do que registrar experiências, a revista tem o propósito de inspirar outras mulheres a acreditarem no próprio potencial e seguirem esse mesmo caminho de transformação”, destaca o professor João Inácio, coordenador do programa Mulheres Mil no RN

Hoje, Cristiane Gomes, moradora do bairro Potengi, recebeu orgulhosa o certificado no curso de Cuidadora Infantil. “Foi um grande aprendizado, que certamente vai abrir portas no mercado de trabalho, seja em escolas ou clínicas. Me sinto realmente preparada, porque pude aplicar, na prática, tudo o que aprendi ao longo do curso”, contou Cristiane

Lançado no RN em 2024, o Programa Mulheres Mil já soma 2.182 vagas ofertadas em duas edições — 1.300 na primeira e 882 na segunda — com formações espalhadas por diversas regiões do estado. A iniciativa integra a política estadual de expansão da educação profissional e reflete o compromisso do Governo do RN com a equidade de gênero e o combate às desigualdades sociais.


O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hotline 84998643271
Verified by MonsterInsights