conecte-se conosco

Natal

Cinco pessoas são presas no primeiro dia da Operação Shamar de combate a violência contra a mulher no RN

Published

on

O primeiro dia da Operação Shamar no Brasil resultou na prisão de cinco pessoas no Rio Grande do Norte. De forma nacional, a ação conjunta iniciada nesta segunda-feira (21) tem por objetivo combater a violência contra mulheres.

De acordo com informações da Polícia Civil, das cinco prisões, três foram efetuadas na Grande Natal, uma no município de Umarizal, na região Oeste potiguar e uma no município de Apodi.

Ainda entre os dados, foram registrados 24 boletins de ocorrências, 15 medidas protetivas de urgência solicitadas, 47 inquéritos policiais instaurados, 20 inquéritos policiais concluídos, 41 vítimas atendidas.

A Operação Shamar (palavra em hebraico que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar) é uma ação nacional que ocorre no mês da conscientização pela defesa da mulher, o Agosto Lilás, e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em todo o país, a coordenação é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), e conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

No Rio Grande do Norte, participam das ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educacional e de prevenção, a Polícia Militar, a Polícia Civil, através de delegacias distritais e das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (as DEAM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Guardas Municipais. Mandados de prisão também estão sendo cumpridos.

O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2024

SETA: Carlos Eduardo cai para 35,8%; Paulinho 26,4% e Natália com 22,7% em Natal, RN.

Published

on

Foi divulgada ontem (20) os números da nova pesquisa Seta/ com os números da disputa pela Prefeitura de Natal e pela Câmara Municipal de Natal.

No cenário estimulado, Carlos Eduardo cai para 35,8%, Paulinho Freire cresce para 26,4%, Natália com 22,7% e Rafael Motta 2,1%. 10,1% ninguém branco ou nulo e 2,9% não respondeu.

No cenário espontâneo para a Prefeitura, o ex-prefeito Carlos Eduardo tem 32,2%, contra 22,2% de Paulinho Freire e 17,5% de Natália, 0,6% de Rafael Motta. 24,3% ainda não sabem em quem votar e 2,7% votariam nulo.

Por outro lado, na rejeição, a deputada Natalia Bonavides é a mais rejeitada para 8,9%, Carlos Eduardo 6,8%, Paulinho 2,7%, Rafael Motta 0,5%, Heró e Nando 0,3%. Já 57,6% votariam branco ou nulo e 22,8% não sabem.

DADOS TÉCNICOS

Em relação à última pesquisa SETA, em 29 de agosto, Carlos Eduardo caiu 3% e Paulinho subiu 2,5%. A pesquisa foi realizada em Natal de 14 a 15 de setembro, com 1.800 entrevistados. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN-04407/2024, com margem de erro de 2,4%, confiabilidade de 95%.

Continue lendo

Natal

Ranking aponta Natal com a melhor qualidade do ar do País entre as capitais, empatada com João Pessoa

Published

on

A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. Foto: Sandro Menezes
Natal (RN) e João Pessoa (PB) têm a melhor qualidade do ar do Brasil entre as capitais brasileiras, segundo atualização feita às 17h desta sexta-feira (13) pelo Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), maior plataforma gratuita de informações sobre as condições do ar em todo o mundo.

A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. O índice vai de 0 a 500. Quanto maior o número, pior a qualidade do ar naquela região.

O índice é atualizado em tempo real. Na última atualização consultada pelo jornal Folha de S. Paulo às 17h, Natal estava na 1ª posição entre as capitais brasileiras, com índice 10, empatada com João Pessoa (PB).

A ferramenta extrai os dados da empresa suíça IQAir. A companhia usa dados de órgãos públicos, como a Cetesb em São Paulo, informações de satélite e sensores colaborativos dos aparelhos vendidos pela própria empresa para mensurar a qualidade de ar.

Pelos critérios do ranking, entre 0 e 50, a qualidade do ar é considerada satisfatória e a poluição atmosférica representa pouco ou nenhum risco. Nessa faixa, estão sete capitais: além de Natal e João Pessoa, estão Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Palmas (TO) e Macapá (AP).

Na outra ponta do ranking, está Porto Alegre (RS), com índice 172, considerada “insalubre” – nessa faixa, algumas pessoas do público em geral podem sofrer efeitos na saúde e membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios na saúde.

Continue lendo

Natal

Desfile do Dia da Independência reúne centenas de pessoas em Natal

Published

on

Atualizado há 16 horas

Foto: Reprodução
O tradicional Desfile da Independência deste sábado (7) atraiu centenas de natalenses à zona Leste de Natal, no bairro Petrópolis. O desfile cívico-militar contou com mais de 4 mil pessoas participando, representando escolas públicas e grupamentos militares.

Em 2024, o desfile foi coordenado pela Força Aérea Brasileira. Entre os militares, o desfile contou com a participação do Grupo Associação Bravos Infantes, o Grupo Associação Eternos Engenheiros, além de unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

As forças de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, também integraram o desfile.

O cortejo começou por volta das 9h45 na Praça Pedro Velho, com a Escola Municipal Maria Alexandrina, uma das unidades cívico-militares de Natal, abrindo o evento. Outras escolas tradicionais, como a Municipal João XXIII, a Winston Churchill e a Aldo Fernandes de Melo, também participaram.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e secretários do município e do Estado estiveram presentes. A governadora Fátima Bezerra (PT), que cumpre agenda em São Paulo, não participou da cerimônia. Ela foi representada pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo.

Trânsito e transporte alterados
Com o desfile, o trânsito sofreu alterações em várias áreas da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o bloqueio das vias próximas ao desfile cívico foi iniciado no começo da manhã.

Os condutores foram orientados a acessar o centro de Natal por rotas alternativas, como as avenidas 25 de dezembro e do Contorno. A expectativa é de que o trânsito seja totalmente liberado até as 13h.

Fonte: Novo Notícias

Continue lendo

home