conecte-se conosco

Eleições 2024

Congresso mantém, por 317 votos a 139, vetos de Bolsonaro à Lei de Segurança Nacional

Published

on

O Congresso Nacional manteve, nesta terça-feira (28/5), o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Lei de Segurança Nacional. Os parlamentares das duas Casas analisaram a manutenção de vetos presidenciais.

Foram 317 votos favoráveis à manutenção, 139 contrários e quatro abstenções.

Bolsonaro sancionou com vetos a lei 14.197/21, que revoga a Lei de Segurança Nacional e define crimes contra o Estado Democrático de Direito. O tema foi aprovado pelo Executivo em setembro de 2021.

Bolsonaro vetou a criminalização da comunicação enganosa em massa, ou seja: a divulgação de notícias falsas.

A oposição se mobilizou para manter o veto, e argumentou que a criminalização de notícias falsas poderia abrir margem para cercear a liberdade de expressão.

Quando um presidente da Republica veta trechos de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, cabe ao parlamento analisar os vetos e definir se eles serão efetivados na redação final ou derrubados.

Depois do resultado, deputados bolsonaristas comemoraram a manutenção.

Um dos artigos vetados por Bolsonaro define como crime a comunicação enganosa em massa, ou seja, a promoção e o financiamento para disseminação de fatos inverídicos, A pena estipulada para essa transgressão era de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

“Bem como enseja dúvida se o crime seria continuado ou permanente, ou mesmo se haveria um ‘tribunal da verdade’ para definir o que viria a ser entendido por inverídico a ponto de constituir um crime punível pelo Código Penal, o que acab

O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2024

Dino é eleito prefeito de Porto do Mangue com 689 votos de maioria

Published

on


O município de Porto do Mangue elegeu neste domingo o atual vice-prefeito Dino para ser prefeito a partir de 1 de janeiro de 2025.

Depois de quatro anos de instabilidade política e administrativa, o povo de Porto do Mangue deu um basta e abraçou o projeto de mudança encabeçado por Faustino “Dino” com prefeito e Meyrelle como vice-prefeita, derrotando com grande maioria o saelismo.

Faustino obteve 2.659 votos, equivalente a 57,44% dos votos válidos contra 1.970 votos, equivalente a 42.56% dos votos válidos do candidato da situação, o vereador Júnior Bola.

Continue lendo

Eleições 2024

Eleições 2024: Allyson Bezerra é reeleito prefeito de Mossoró

Published

on

Allyson Bezerra (União). Foto: Divulgação
Allyson Bezerra (União) foi reeleito prefeito de Mossoró. Com 97,61% das seções apuradas ele venceu matematicamente o pleito com 77,91 % dos votos, em segundo lugar ficou Lawrence (PSDB) teve 11,14%, Genivan Vale (PL) veio na sequência com 7,67%, Victor Hugo (UP) teve 3,04% e Irmã Ceição (PRTB) ficou com 0,25%.

Biografia
Allyson Bezerra nasceu em 1992, e é mossoroense e viveu até os 12 anos na zona rural da cidade, no Sítio Chafariz. Na adolescência, ele começou a atuar em grêmios estudantis, conselhos e comissões escolares, além de serviços voluntários em campanhas sociais.

Ele é servidor da Ufersa desde os 20 anos e tem graduação em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil pela instituição. Antes disso, concluiu curso técnico/profissionalizante em edificações no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Allyson também é especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ e mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade de Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Continue lendo

Eleições 2024

Eleições 2024: Paulinho Freire e Natália Bonavides disputam segundo turno em Natal

Published

on

Atualizado há 12 horas

Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT).Foto: Reprodução
Natal terá segundo turno com Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) que será dia 27 de outubro, último domingo do mês. Paulinho teve 44,15% dos votos e Natália 28,51%. O ex-prefeito da capital Carlos Eduardo teve 23,82%, em quarto lugar veio Rafael Motta com 3,23%, logo na sequência, Nando Poeta (PSTU) com 0,17 % e Heró Bezerra (PRTB) teve 0,12%.

O candidato à Prefeitura do Natal do União teve 169.512 votos, enquanto Natália Bonavides recebeu 109.470 votos

Paulinho Freire (União Brasil)
Natalense, o empresário Paulinho Freire, 59 anos, entrou na vida pública como vereador de Natal, em 1992. Ele ocupou este cargo por seis mandatos, e também foi presidente da Câmara Municipal de Natal por seis vezes. Em 2002, foi eleito deputado estadual. Em 2008, Paulinho Freire foi eleito vice-prefeito de Natal, e assumiu interinamente o cargo de prefeito em novembro de 2012. Em 2022, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Paulinho é candidato a prefeito de Natal pela primeira vez e tem Joanna Guerra (Republicanos) como vice na chapa.

Natália Bonavides (PT)
Natalense, a advogada Natália Bonavides, 36 anos, se formou em Direito pela UFRN, onde também fez mestrado em Direito Constitucional. Foi eleita vereadora de Natal pela primeira vez em 2016. Em 2018, foi eleita deputada federal, sendo reeleita em 2022. Natália disputa pela primeira vez as eleições para a prefeitura de Natal e tem Milklei Leite (PV) como vice na chapa. Ex-motorista do transporte opcional, Milklei atualmente é vereador da capital potiguar.

Continue lendo

home