Israel concentra esforços para localizar, explodir e demolir túneis dos terroristas do Hamas em Gaza

As FDI (Forças de Defesa de Israel) afirmaram, na última sexta-feira (3), que as tropas da unidade de engenharia de combate de elite Yahalom concentram esforços para demolir os túneis do Hamas. Esses túneis, descobertos durante operações terrestres na Faixa de Gaza, são a principal ferramenta do grupo terrorista, que usa as passagens subterrâneas para se proteger dos poderosos armamentos israelenses.

Segundo as FDI, membros do 7107º Batalhão do Corpo de Engenharia de Combate, juntamente com as forças de infantaria das brigadas de Nahal e Negev, encontraram várias entradas de túneis no norte de Gaza. As forças israelenses acrescentaram que as tropas “descobriram poços, plantaram explosivos e neutralizaram os túneis”.

Pela complexidade do sistema de túneis, Israel o batizou de “metrô de Gaza”. O tamanho desse “metrô” é incerto. Em 2021, Yihyah Sinwar, o líder do Hamas em Gaza, afirmou que o grupo terrorista tinha 500 km de perfurações para circular sob a terra. Israel afirmou ter bombardeado cerca de 100 km da rede subterrânea do grupo terrorista, construída para proteger os membros da organização.

“Construímos os túneis porque não temos outra maneira de nos proteger de sermos mortos”, afirmou Mousa Abu Mazouk, um dos líderes dos terroristas Hamas, em entrevista que foi traduzida pelo Instituto de Pesquisa do Oriente Médio. “As passagens são feitas para nos proteger de aviões. Estamos lutando dentro delas.”

Os túneis do Hamas começaram a ser construídos em 2007, quando Israel e Egito impuseram um rigoroso bloqueio em Gaza depois que o grupo terrorista assumiu o controle do território palestino. As passagens subterrâneas começaram a ser escavadas entre a fronteira de Gaza e o Egito para contrabandear armas e outros itens ilegais. Embora as autoridades egípcias tenham fechado a maior parte desses túneis com o tempo, a experiência levou a organização extremista a abrir, dentro do enclave palestino, uma extensa rede subterrânea.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chatOlá muito o
Olá muito obrigado estamos online Fale C
Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.