aWQ9R1RNLTVDRkpQQ0RKJmVudj0xJmF1dGg9dEROV0NuMm9PNTJab1RfMGZMTVJUZw==
conecte-se conosco

Natal

Comerciantes fazem manifestação na Câmara contra projeto de concessão do Terminal da Redinha

Published

on

Comerciantes contra a concessão do Terminal da Redinha durante manifestação na Câmara Municipal – Foto: Reprodução
Comerciantes realizaram nesta quarta-feira (7) uma manifestação na Câmara Municipal de Natal contra o projeto de lei que prevê a concessão à iniciativa privada do Terminal Turístico da Redinha, que está sendo construído pela Prefeitura do Natal.

O projeto, enviado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no mês passado, está tramitando nas comissões, mas havia um receio dos comerciantes de que a urgência fosse votada nesta quarta-feira, em uma possível manobra da bancada governista aproveitando o quórum formado para a análise de outras matérias que são consensuais.

Apesar do temor dos comerciantes, nenhum requerimento foi apresentado pela bancada governista e o projeto seguirá tramitando. O vereador Daniel Valença (PT) disse que os vereadores que apoiam Álvaro Dias desistiram de pautar a urgência por causa do protesto. O líder do governo, Kleber Fernandes (Republicanos), negou a informação.

Os comerciantes reclamam que, apesar de terem trabalhado por décadas na Redinha, agora não têm a garantia de que vão permanecer no novo espaço. Eles de queixam também do valor que terão de pagar para ficar no novo terminal – uma comerciante disse que a taxa será de R$ 1,3 mil (informação não confirmada pela prefeitura).

Comerciantes contra a concessão do Terminal da Redinha durante manifestação na Câmara Municipal – Foto: Reprodução
No plenário, vereadores também discutiram o assunto. O governista Raniere Barbosa (União Brasil) declarou que é favorável à proposta por entender que a iniciativa privada pode gerir o Terminal Turístico com mais eficiência.

“As concessões públicas são importantes. Temos a Arena das Dunas, que é uma concessão por 30 anos. Olhe como tem qualidade. Hoje temos também uma rodoviária que é uma concessão e funciona super bem. O Hotel Barreira Roxa, numa outra concessão pública, é um hotel de referência nacional. Se fosse administrado pelo Estado, não teria essa condição. Sabemos das dificuldades que o Município tem de manutenção e custeio, ao passo de que, quando há uma concessão que o setor produtivo administra, a qualidade permanece”, destacou Raniere.

O oposicionista Robério Paulino (Psol) criticou a prefeitura por tentar conceder o equipamento à iniciativa privada após investir R$ 30 milhões no espaço. Ele disse, ainda, que é falsa a tese de que o poder público administra pior que o setor privado, e citou universidades como exemplo disso.

Entenda o projeto
Pelo projeto que está sendo discutido, uma área total de 16,5 mil metros quadrados poderá ser concedida à iniciativa privada. O espaço na Zona Norte de Natal inclui mercado público, deck do mercado, estacionamentos, estação de tratamento de esgotos (ETE), prédio anexo e áreas de circulação, excluindo a faixa de praia, igreja e ruas.

Pelo projeto, a concessão será por 25 anos para uma empresa que vier a vencer a concorrência pela administração do espaço.

Ainda segundo o projeto de lei, a empresa que vencer a licitação terá de alocar no espaço antigos ocupantes dos boxes do mercado e dos quiosques, desde que cadastrados e reconhecidos pela Prefeitura.

Este ponto assegura que os comerciantes locais, que há anos atuam na área, mantenham suas operações. Os antigos ocupantes terão contratos mantidos por três anos, prorrogáveis por mais três, com aluguéis controlados e descontos significativos.

Terminal Turístico da Redinha está em obras na Zona Norte de Natal – Foto: Reprodução
Terminal Turístico da Redinha está em obras na Zona Norte de Natal – Foto: Reprodução
Além disso, pelo menos 10% dos boxes e quiosques serão destinados a empresários locais da Redinha, e 10% das receitas líquidas da concessão serão aplicadas em melhorias no bairro. A lei também impõe que 30% dos funcionários contratados pelo concessionário sejam moradores do bairro da Redinha.

Na justificativa, o prefeito alega que “a concessão visa a modernização da Redinha, com vistas a incrementar a atividade turística no local e melhorar a oferta de serviços, seja através de uma ação contínua de valorização dos equipamentos públicos colocados à disposição da população local, seja através da implementação de melhores práticas de governança e planejamento com vistas à reocupação do local; à atração de novos empreendimentos ao local, à geração de empregos ou de novas oportunidades para o local”.

O blog Alex de Olho na Notícia é muito mais do que uma simples plataforma de informação; somos uma empresa investigativa comprometida com a verdade e a justiça. Nossa missão é levar notícias de qualidade e conteúdo investigativo 24 horas por dia, alcançando tanto nosso público local quanto seguidores internacionais. Mais do que informar, o que nos move é o compromisso social: estamos sempre ao lado da população, especialmente das pessoas mais vulneráveis, oferecendo apoio e visibilidade a quem mais precisa. Nossa atuação vai além das fronteiras do Brasil, refletindo a responsabilidade de um trabalho ético e rigoroso, focado em transformar vidas e trazer esperança através da informação e do suporte à comunidade. Este é o propósito que guia Alex de Olho na Notícia: unir jornalismo investigativo com solidariedade, fazendo da nossa voz um instrumento de mudança real

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Natal

Desfile do Dia da Independência reúne centenas de pessoas em Natal

Published

on

Atualizado há 16 horas

Foto: Reprodução
O tradicional Desfile da Independência deste sábado (7) atraiu centenas de natalenses à zona Leste de Natal, no bairro Petrópolis. O desfile cívico-militar contou com mais de 4 mil pessoas participando, representando escolas públicas e grupamentos militares.

Em 2024, o desfile foi coordenado pela Força Aérea Brasileira. Entre os militares, o desfile contou com a participação do Grupo Associação Bravos Infantes, o Grupo Associação Eternos Engenheiros, além de unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

As forças de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, também integraram o desfile.

O cortejo começou por volta das 9h45 na Praça Pedro Velho, com a Escola Municipal Maria Alexandrina, uma das unidades cívico-militares de Natal, abrindo o evento. Outras escolas tradicionais, como a Municipal João XXIII, a Winston Churchill e a Aldo Fernandes de Melo, também participaram.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e secretários do município e do Estado estiveram presentes. A governadora Fátima Bezerra (PT), que cumpre agenda em São Paulo, não participou da cerimônia. Ela foi representada pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo.

Trânsito e transporte alterados
Com o desfile, o trânsito sofreu alterações em várias áreas da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o bloqueio das vias próximas ao desfile cívico foi iniciado no começo da manhã.

Os condutores foram orientados a acessar o centro de Natal por rotas alternativas, como as avenidas 25 de dezembro e do Contorno. A expectativa é de que o trânsito seja totalmente liberado até as 13h.

Fonte: Novo Notícias

Continue lendo

Natal

Soldado de 19 anos morre após atividade física no quartel em Natal

Published

on

Vítima era o soldado Igor Gabriel Azevedo Lopes, de 19 anos — Foto: Cedida
Vítima era o soldado Igor Gabriel Azevedo Lopes, de 19 anos. Foto: Reprodução
Um soldado de 19 anos faleceu na noite desta quarta-feira (4) após passar mal durante uma atividade física de rotina em um quartel localizado no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.

O jovem, identificado como Igor Gabriel Azevedo Lopes, estava realizando um Teste de Aptidão Física (TAF), que é conduzido periodicamente entre os militares, quando sofreu um mal-estar.

De acordo com o Exército, uma equipe médica presente na atividade prestou os primeiros socorros e, em seguida, encaminhou o soldado para o Hospital da Guarnição, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O falecimento foi confirmado às 23h30.

Os familiares informaram que o jovem estava no Exército há apenas dois meses e não possuía histórico de problemas cardíacos.

Continue lendo

Natal

Suspeita de integrar grupo criminoso responsável por roubos em residências é presa na Grande Natal

Published

on

Atualizado há 2 horas
A prisão foi realizada no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. Foto: Polícia Civil
A prisão foi realizada no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. Foto: Polícia Civil
Uma mulher, de 41 anos, foi presa nesta terça-feira (3) suspeita de integrar um grupo criminoso responsável por roubos a residências no município de Macaíba. A prisão foi realizada no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal.

De acordo com Polícia Civil, o grupo suspeito teria realizado dois assaltos que ocorreram em julho deste ano. Na ocasião, invadiam as residências das vítimas durante a madrugada, utilizando armas de fogo e proferindo ameaças de morte. Durante as ações, foram roubados eletrodomésticos, eletrônicos, veículos, dinheiro, joias e outros pertences.

As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes do grupo criminoso. A mulher presa foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Continue lendo

home

Verified by MonsterInsights