Fevereiro deve ter chuvas acima do normal no RN, diz Emparn.

A previsão do tempo aponta que o Rio Grande do Norte deve ter chuvas acima do normal no mês de fevereiro. A estimativa foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nesta sexta-feira (02).

De acordo com os resultados dos modelos meteorológicos regionais, os acumulados mínimos de chuvas esperados para o estado são 116,5 mm.

“A tendência para fevereiro no RN é de chuvas acima do normal devido a continuação da atuação de sistemas meteorológicos transientes e o início da atuação da Zona de Convergência Intertropical, responsável pelas chuvas nesta época do ano”, explicou Bristot.

No mês de janeiro de 2024 choveu a média de 79,7mm representando o percentual 29,4% acima do volume acumulado esperado para o período que era a média de 61,6mm.

O Sistema de Monitoramento da Emparn registrou chuvas acima da média em todas as regiões do estado, sendo a mais chuvosa a Região Agreste Potiguar, seguida das Regiões Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar.

O município de Santana do Seridó (Seridó Potiguar) foi o mais chuvoso no período com acumulado de 189 mm, seguido de Triunfo Potiguar (Oeste Potiguar) – 180.2 mm e São Rafael (Oeste Potiguar) – 169,1 mm. No Agreste Potiguar, região mais chuvosa de acordo com o Sistema, o município mais chuvoso foi Monte Alegre com 133 mm. Macaíba foi o mais chuvoso na região Leste Potiguar, com 135,6mm.

Chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chatOlá muito o
Olá muito obrigado estamos online Fale C
Jornalismo comprometido com a verdade, de forma ética e responsável. Um portal interativo, onde o leitor também tem vez e voz.