Golpes no Desenrola preocupam Febraban

O programa do Ministério da Fazenda em parceria com bancos para renegociação de dívidas para impulsionar o consumo, Desenrola Brasil, foi lançado nesta semana, mas já é alvo de preocupação pelo oportunismo de golpistas. A Febraban informou sobre a possibilidade de tentativa de fraude por meio de links falsos e técnicas para o fornecimento de dados confidenciais.

Os interessados em participar do Desenrola devem buscar informações dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, nas agências físicas, internet banking e aplicativos. A Federação ainda alerta que, caso o cliente vá negociar pela internet, digite o endereço do banco e não acesse o site por meio de outros links.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas”, alertou Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

A Federação também destacou que a entidade não envia comunicados para renegociar dívidas e disse que, caso a proposta ou valor de oferta desperte desconfiança, deve ser feito contato com o banco pelos canais oficiais. Os valores só são debitados nas contas após a formalização do contrato de renegociação.

Radar – VEJA

Related posts

Leave a Comment