Parnamirim oferece teste do pezinho para recém-nascidos na rede municipal de saúde

Foto: Divulgação

Algumas gotinhas de sangue e um resultado que pode mudar a vida de um bebê. O teste do pezinho para detecção de seis doenças, está sendo realizado nas unidades básicas de saúde e na maternidade Divino Amor, municipio de Parnamirim. As mães devem procurar ou agendar o exame diretamente nas UBSs com os agentes de saúde, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido. Se não for possível, pelo menos até o 30º dia de nascimento.

Em Parnamirim, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a divulgação do teste do pezinho para conscientizar a população. O simples exame é capaz de detectar: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Quanto mais cedo – a partir das 72h de vida do bebê – o teste for realizado, melhor. Caso seja encontrado algum problema, o tratamento pode ser iniciado o mais precocemente possível.

Para o teste do pezinho, os pais devem levar cópia de documento de identidade da mãe, copia do cartão SUS da mãe, cópia da Declaração de Nascido Vivo DNV – papel emitido pela maternidade no qual constam a hora do nascimento e o peso do recém-nascido ou certidão de nascimento da criança.

Confira abaixo as unidades onde o teste do pezinho está disponível:

PIUM
UBS NALVA MARIA DE OLIVEIRA BEZERRA
CAJUPIRANGA
UBS FRANCISCO FERNANDES PIMENTA
LIBERDADE
UBS ENFERMEIRO FRANCISCO GOMES DA SILVA
JARDIM PLANALTO
UBS DR. ANTÔNIO FERREIRA DA SILVA
CENTRO
MONTE CASTELO
UBS ENFERMEIRO MARCELINO AUGOSTINHO COSTA
PASSAGEM DE AREIA II
UBS ROSA FERNANDES
ROSA DOS VENTOS
CAIC
NOVA ESPERANÇA I
UBS MARCONDES BEZERRA
PARQUE INDUSTRIAL
UBS VULPIANO CAVALCANTE
EMAÚS
UBS PROFESSOR CLOVIS DOS SANTOS
NOVA PARNAMIRIM
UBS JOÃO DIAS

Deixe um comentário