conecte-se conosco

Brasil

VÍDEO: Pastor chama Nossa Senhora Aparecida de ‘Satanás fantasiado de azul’

Published

on

Contrariado com a instalação de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida na entrada de Bastos, cidade do interior paulista a 550 km da capital, um pastor evangélico chamou um dos maiores símbolos do catolicismo nacional de “Satanás fantasiado de azul”.

Líder na igreja Vida Nova, Sérgio Fernandes se disse “indignado com usarem dinheiro público” na escultura. O episódio de intolerância religiosa, registrado em vídeo, aconteceu durante um culto no domingo (1º). “Colocaram uma imagem de escultura na entrada da nossa cidade que não nos representa”, disse em sua pregação. “Não tem nada a ver com a gente.”

A fé evangélica não admite a veneração de santos, equiparada à idolatria. Para esse segmento cristão, o único mediador da humanidade com Deus é Jesus Cristo. Fiéis poderiam, então, admirar Maria e outros nomes canonizados pela Igreja Católica, sem lhes atribuir santidade.

O pastor afirmou que até entenderia uma homenagem à comunidade japonesa, vasta no município. Mas não o ícone católico.

“Quando a pessoa entra em Bastos e olha lá a bandeira do Brasil, a bandeira do Japão, o obelisco, beleza, é cultura japonesa, parabéns. Põe ovo, põe galinha, põe o que quiser, mas não vem pôr o Satanás fantasiado de azul na entrada da cidade. Não traz maldição para a nossa cidade. Aquilo é ponto de contato com o inferno. Ora, porque o espírito de idolatria não vai ficar aqui. Eu não aceito.”

Numa rede social, Fernandes se retratou pelos “excessos cometidos” e disse que, ao seu ver, “verbas públicas devem ser guardadas pela laicidade do Estado, não promovendo nenhuma vertente religiosa”.

Ataques similares, no passado, já desgastaram a relação entre os dois maiores blocos religiosos do Brasil. O auge da animosidade foi em 1995, quando um bispo da Igreja Universal desferiu pontapés numa estátua de Aparecida. Sérgio Von Helder a descreveu, na ocasião, como “um bicho tão feio, tão horrível, tão desgraçado”.

Conhecido como “chute na santa”, o arroubo dominou o noticiário de um Brasil ainda predominantemente católico e chegou a motivar ataques a templos da Universal.

Uma das representações de Maria, a mãe de Jesus, Aparecida foi instituída padroeira do Brasil em 1931, pelo pouco religioso Getúlio Vargas —que, em sua formatura na faculdade de direito, fustigou a moral cristã como “contrária à natureza humana”. Os ataques do pastor de Bastos vieram a duas semanas do 12 de outubro, dia dedicado à santa no calendário nacional.

O prefeito de Bastos, Manoel Rosa (MDB), reagiu à fala do líder religioso. “Não precisava polêmica nenhuma diante de uma situação pra nós tão normal”, afirma, apontando que a maioria dos municípios brasileiros “têm homenagens aos santos, a Jesus Cristo, ao Espírito Santo”.

A estátua que enervou Fernandes foi colocada num gramado bastense na semana passada. Rosa diz que alguns evangélicos, reclamando que até há uma praça da Bíblia na cidade, porém pequena demais, propuseram um tributo ao livro sagrado do cristianismo.

E de fato o pedido foi atendido: além de Aparecida, há na chegada a Bastos a escultura de uma Bíblia e de uma pomba branca, representação do Espírito Santo.

“Tentamos fazer o melhor possível num espaço ecumênico por entendermos que as religiões podem e devem conviver pacificamente”, afirma o prefeito. Ele ressalta ter sofrido ameaças judiciais em razão da imagem católica. As informações são da Folha de São Paulo.

Confira as últimas notícias e atualizações do Rio Grande do Norte no Blog Alex de Olho nas Notícias. Com sede em Carnaubais, Alex traz para você o melhor das notícias locais desde 2018. Nosso compromisso é com o jornalismo verdadeiro, ético e responsável. Além disso, nosso portal é interativo, dando voz aos leitores.”

Continue lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Kansas acusa Pfizer de enganar população sobre vacina contra Covid-19

Published

on

O Estado norte-americano do Kansas abriu um processo judicial, nesta segunda-feira (17), contra a Pfizer, acusando a empresa de enganar o público sobre sua vacina contra Covid-19 ao esconder os riscos e fazer alegações falsas sobre sua eficácia.

Em uma ação aberta no Tribunal Distrital do Condado de Thomas, o Estado disse que as supostas declarações falsas da farmacêutica sediada em Nova York violaram a Lei de Proteção ao Consumidor do Kansas. O Estado está buscando indenizações financeiras não especificadas.

O Kansas também disse que a Pfizer alegou falsamente que sua vacina, desenvolvida com a parceira alemã BioNTech 22UAy.DE para a cepa original do vírus, mantinha uma alta eficácia contra variantes e que impediria não apenas a doença, como também a transmissão. A BioNTech não é ré no caso.

Infomoney

Continue lendo

Brasil

VÍDEO: Pagador de promessas que vai até o Maranhão com uma cruz passa por Currais Novos

Published

on

Os seridoenses estão sendo testemunhas de uma cena comovente de devoção e fé. Pedro Guedes da Costa, um romeiro de 81 anos, passa nesta semana pela região potiguar carregando uma cruz de 30 quilos.

Ele está em uma peregrinação rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em São Luís, no Maranhão, para pagar uma promessa.

Continue lendo

Brasil

Semifinais da Taça São Fernando de Futsal acontecerão neste sábado (8)

Published

on

Acontecerá neste sábado, no Ginásio Poliesportivo Paulo Emídio de Medeiros, em São Fernando, os jogos das semifinais da Taça São Fernando de Futsal. Estarão em quadra as seguintes equipes: às 19:15h Barra de Cima X Santana do Matos e às 20:15h Florânia Futsal X Santa Costa Brahma.

Considerada a maior competição de Futsal do Rio Grande do Norte, a Taça São Fernando de Futsal caminha para sua reta final. O evento que envolveu 30 equipes dos Estados do RN, PB e CE, iniciou no dia 1º de abril deste ano e terá sua final no próximo dia 15 de junho.

Para essa edição, está em jogo R$ 30.000,00 (trinta mil reais de premiação), assim distribuídos: 4º e 3º lugar, um mil reais cada; dez mil reais para o 2º lugar e dezoito mil reais para o grande campeão.

“Toda atenção da organização, nesta reta final, estará voltada para a segurança de atletas e do público. Estamos esperando uma participação recorde de torcedores. Com certeza será uma noite de grandes jogos”, afirmou Pablo Araújo, Sec. de Esportes e Turismo.

Continue lendo

home