Connect with us

Brasil

Pesquisadora do RN chefia descoberta de nova espécie de sapo de 1 centímetro

Published

on

Uma nova espécie de anfíbio foi descoberta no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. O pingo-de-ouro-do-tabuleiro é um sapo que tem entre 1 e 1,3 centímetro de comprimento e pode ser encontrado apenas entre folhas caídas no topo das montanhas do parque. O mérito da descoberta é de uma equipe de sete cientistas de diferentes instituições chefiada por Milena Wachlevski, pesquisadora da Universidade Federal Rural do Semiárido, do Rio Grande do Norte.

O grupo constatou que o sapo apresenta poucos ossos e dedos funcionais, possui coloração verde-oliva na parte de cima e cabeça, além de braços e pernas alaranjados.

A bióloga Sarah Mângia, que liderou o trabalho publicado na revista Vertebrate Zoology, contou que a equipe precisou gastar horas vasculhando a serapilheira — camada de material orgânico oriundo de decomposição de animais e vegetais que fica sobre o solo — da Mata Atlântica até achar o novo sapo.

“Depois, demos início às análises de DNA, morfologia externa, morfologia óssea e bioacústica, e às comparações com as outras espécies de Brachycephalus já conhecidas. Constatamos ser, realmente, uma nova espécie”, explicou.

Para Marcos Maes, coordenador do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina — que coordena o parque —, a descoberta ressalta a importância da preservação das unidades de conservação.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula vê projeto ‘anti-MST’ como inconstitucional e sem chances de prosperar

Published

on

By

Aprovado na Câmara dos Deputados na terça-feira (21), o projeto de lei “anti-MST”, que determina que invasores de propriedades rurais sejam impedidos de receber auxílios da administração federal, como o Bolsa Família, é avaliado no governo Lula (PT) como inconstitucional e, por isso, não gera preocupação do ponto de vista prático, mesmo que venha a ser aprovado no Senado —onde não é tido como prioritário e, por isso, deve demorar a ser apreciado.

No entanto, líderes sem-terra afirmam que o avanço do texto gera apreensão porque acirra tensões no campo e pode elevar o número de casos de violência.

A avaliação de membros do governo é a de que o texto criminaliza a mobilização social para pressionar pelo acesso à terra e inclui punições que atingiriam as próprias condições de subsistência dos sem-terra. “Não passa no crivo de constitucionalidade”, afirma Paulo Teixeira, ministro de Desenvolvimento Agrário.

Painel – Folha de S. Paulo

Continue Reading

Brasil

Começa nesta sexta (24) pagamento do décimo terceiro antecipado do INSS

Published

on

By

Nesta sexta-feira, dia 24, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do décimo terceiro salário. Mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro pago com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) até 7 de junho.

O pagamento da segunda parcela começa pelos segurados que ganham o salário mínimo. Quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

Os segurados que recebem o salário mínimo começam a pagar a segunda parcela. Para aqueles que recebem mais do que o mínimo, o pagamento começa em 3 de junho.
A liberação do décimo terceiro pode ser consultada pelo telefone 135 para aqueles que não podem acessar a Internet. Antes de fazer a consulta, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns detalhes com o atendente neste caso. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipa a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que será paga entre o fim deste mês e o início de junho. O restante corresponde à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Continue Reading

Brasil

CBF anuncia volta do Campeonato Brasileiro a partir de 1º de junho

Published

on

By

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta terça-feira (21) a retomada do Campeonato Brasileiro a partir de 1º de junho. A competição foi suspensa no último dia 15 em decorrência da tragédia ambiental que devastou cidades em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Em nota, a entidade informou que o certame será retomado com a ordem atual das rodadas, desta forma, a próxima disputa será referente à sétima rodada, que estava prevista para ser realizada no último de fim de semana.

A decisão da CBF foi tomada de forma independente. No comunicado, a confederação afirmou que essa determinação não causará prejuízo às deliberações que serão adotadas no Conselho Técnico marcado para o dia 27 de maio de 2024, quando os clubes vão se reunir para debater a continuidade do Nacional.

Quando decidiu suspender a competição, a entidade informou que tomou a medida a pedido de 15 dos 20 clubes participantes da Série A do Nacional.

As equipes do Rio Grande do Sul estão sem jogar desde a última semana de abril, quando começaram as chuvas que devastaram cidades em todo o estado. Alguns jogadores e funcionários dos clubes participaram do resgate de vítimas como voluntários.

Folha de S. Paulo

Continue Reading

home